Igrejas poderão ser isentas de IPI na compra de veículos

21/9/2009 às 15:00:01  

A Câmara analisa o Projeto de Lei 5406/09, do deputado Paes de Lira (PTC-SP), que inclui as igrejas na lei que estabelece a isenção do IPI para compra de automóveis (8.989/95) por taxistas e portadores de deficiência física.

Segundo o projeto, a quantidade de veículos que poderá ser comprada por entidade será definida por meio de regulamento, segundo critérios de proporcionalidade. "Para uma grande entidade, a aquisição de apenas um veículo não suprirá as suas necessidades. Para entidades de pequeno porte, talvez apenas um veículo seja suficiente", justifica Paes de Lira.

Propriedades rurais

Conforme a proposta, as entidades religiosas poderão comprar também tratores e implementos agrícolas, caso possuam propriedades rurais onde desenvolvam atividades que dependam da compra desses veículos.

"O projeto corrigirá uma injustiça, pois a Constituição já prevê a isenção de impostos para as entidades religiosas, que continuam pagando taxas na compra dos veículos por falta de leis que regulamentem o funcionamento dessas isenções", diz ainda o deputado.

Tramitação

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Fonte: Agência Câmara
 
Enviar Imprimir

 

Busca


                                                  REALIZE A SUA BUSCA NO SITE

SÃO PAULO/SP - Tel.: (11) 3105 - 7132     RECIFE / PE - Tel.: (81) 3031 - 1026.....